O Programa


O Semiárido em Foco é um programa que integra o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento no Semiárido Brasileiro e atende à necessidade de democratizar conhecimentos. Seu objetivo é difundir e refletir sobre pesquisas, experiências e conceitos associados ao campo da ciência, tecnologia e inovação para contribuir com novas linhas de pensamento e caminhos para nossa região, seja no universo rural ou urbano, valorizar as potencialidades locais, além de articular e mobilizar diferentes atores que operam ou são interessados pelas questões pertinentes à região.

O Programa é resultado de uma ação interna, iniciada em julho de 2011, para socialização e discussão dos estudos e pesquisas realizadas na Estação Experimental do INSA. Organizado em forma de palestras, todas as sextas-feiras à tarde, pesquisadores e técnicos do Instituto apresentavam e discutiam seus planos de trabalho e temáticas relacionadas às áreas de atuação do INSA.

Em março de 2012, a equipe responsável pelo Semiárido em Foco foi ampliada e iniciou-se um processo de abordagem e reflexão interdisciplinares. Neste novo momento, buscou-se possibilitar um olhar amplo e crítico sobre a região e os aspectos relacionados à vida da população, no sentido de valorizar seus saberes, potencialidades e interfaces com a ciência, tecnologia e inovação. Ao longo deste ano, a ação foi fortalecida, consolidada e alcançou maior visibilidade e participação da sociedade ganhando a forma de uma ação permanente. O Programa busca articular demandas sociais e institucionais e convergir os conhecimentos científico e popular.

Preocupados com a juventude do Semiárido, neste ano de 2014 iniciou-se uma linha de trabalho focada em crianças e jovens, com a ideia de aproximá-los da ciência e de cientistas da região, buscando promover uma atitude cidadã e transformadora da vida, própria de científicos e outros protagonistas. Essa ação é convergente à Visão Institucional do Insa para 2030, em ser uma Instituição de referencia na região, quando os jovens de hoje serão homens e mulheres em plena atividade produtiva.